Igreja de S. VicenteMonumento Nacional de grande beleza e imponência pela sua fachada principal e pelo património integrado do seu interior de grande qualidade : dois painéis de azulejos com a nau S.Vicente; alguns retábulos seiscentistas; escultura sacra; alfaias litúrgicas de grande valor; um púlpito de base com cálice e varanda de balaústres simples.

 

Desconhece-se a data exata da sua construção mas a documentação atesta a sua existência já em 1224 e que, em 1227, haviam decorrido obras nos “ornamentos” e no “corpo da Igreja”. Deste período, não parecem restar testemunhos, a não ser a necrópole do chamado “Adro Velho de S. Vicente”, junto à atual casa paroquial e nos quintais que se encostam às casas da Rua Actor Taborda.

 

Esta Necrópole foi escavada entre 1995 e 1996 e trouxe à luz do dia cerca de sete dezenas de enterramentos em sepulturas que, na sua maioria, eram escavadas no xisto brando local. Muitas apresentavam a delimitação total do corpo – antropomórficas. A ocupação do espaço para cemitério, deu-se entre os séculos XII a XVI.

 

É polémica mas provável a hipótese de a primitiva Igreja se situar mais acima, tendo-se posteriormente cortado o monte para implantar a nova Igreja, maior, mais forte, já no século XVI. Assim se percebia que o adro actual da Igreja tenha apenas enterramentos posteriores à sua “remodelação”. A sua reconstrução, iniciada no reinado de D. Sebastião, teve a participação de grandes mestres que a transformaram neste belo exemplo da arquitetura maneirista.

 

O interior, possui três naves, tetos de abóboda de berço em caixotões na capela-mor e nas naves, nove altares e revestimento a azulejo padrão, azul e amarelo, do século XVIII. Realça-se, ainda no seu interior, o órgão barroco, bem como o conjunto do cadeiral e pinturas que o encimam. Saliente-se, igualmente o conjunto de pequenos bustos relicários que se encontra sobre o primeiro altar lateral, do lado da epístola. O órgão setecentista, talhado em madeira de castanho, data do século XVIII.

 

GPS: 39.464274N/ 8.198022W

0
0
0
s2sdefault