Mo­nu­mento na­ci­onal de grande be­leza e im­po­nência, pela sua fa­chada prin­cipal e pelo pa­tri­mónio in­te­grado do seu in­te­rior de grande qua­li­dade: dois pai­néis de azu­lejos com a nau S.​Vicente; al­guns re­tá­bulos seis­cen­tistas; es­cul­tura sacra; al­faias li­túr­gicas de grande valor; um púl­pito de base com cá­lice e va­randa de ba­laús­tres sim­ples.

 

Des­co­nhece-se a data exata da sua cons­trução, mas a do­cu­men­tação atesta a sua exis­tência já em 1224 e que, em 1227, ha­viam de­cor­rido obras nos “or­na­mentos” e no “corpo da Igreja”. Deste pe­ríodo não pa­recem restar tes­te­mu­nhos, a não ser a ne­cró­pole do cha­mado “Adro Velho de S. Vi­cente”, junto à atual casa pa­ro­quial e nos quin­tais que se en­costam às casas da Rua Actor Ta­borda.

 

Esta ne­cró­pole foi es­ca­vada entre 1995 e 1996 e trouxe à luz do dia cerca de sete de­zenas de se­pul­turas maioritariamente es­ca­vadas no xisto brando. Muitas apre­sen­tavam a de­li­mi­tação total do corpo – an­tro­po­mór­ficas. A ocu­pação do es­paço para ce­mi­tério deu-se dos sé­culos XII a XVI. É po­lé­mica, mas pro­vável, a hi­pó­tese de a pri­mi­tiva igreja se si­tuar mais acima, tendo-se no sé­culo XVI cor­tado o monte para im­plantar a nova igreja, maior e mais forte. Assim se per­cebe que o adro atual da igreja tenha apenas en­ter­ra­mentos pos­te­ri­ores à sua “re­mo­de­lação”. A re­cons­trução ini­ciada no rei­nado de D. Se­bas­tião, teve a par­ti­ci­pação de grandes mes­tres que a trans­for­maram num belo exemplo da ar­qui­te­tura ma­nei­rista.

 

O in­te­rior possui três naves, tetos de abó­boda de berço em cai­xo­tões na ca­pela-mor e nas naves, nove al­tares e re­ves­ti­mento a azu­lejo pa­drão, azul e ama­relo, do sé­culo XVIII. Re­alça-se ainda, no seu in­te­rior, o órgão bar­roco, bem como o con­junto do ca­deiral e pin­turas que o en­cimam. Sa­li­ente-se igual­mente o con­junto de pe­quenos bustos re­li­cá­rios sobre o pri­meiro altar la­teral. O órgão se­te­cen­tista, ta­lhado em ma­deira de cas­tanho, data do sé­culo XVIII.

 

 

 

GPS: 39.464274N/ 8.198022W

 

0
0
0
s2sdefault