Inaugurada a 17 de Julho de 1921, a Igreja de S Pedro é um templo de características revivalistas, erguido no centro da povoação, bem perto do local da antiga Igreja Paroquial de Alcanena, destruída por um incêndio em 1915. Apresentando o corpo central mais elevado que os adjacentes, terminando em torre sineira, esta igreja tem na fachada um portal neogótico com arco redondo e arquivoltas, que termina em voluta simples. As altas janelas laterais da igreja permitem a iluminação natural deste templo onde encontramos também um brasão eclesiástico em cantaria. No interior, de linhas simples, para além de uma imagem setecentista de S. Pedro, padroeiro da vila, encontra-se um Cristo Crucificado de grandes dimensões, ambos provenientes do Mosteiro das Francesinhas. A capela-mor é separada por um arco e tem um altar em mármore assente em duas colunas.

 

Já no decorrer do ano 2000, foi inaugurado o Complexo Paroquial Jubileu 2000, que dispõe de vários equipamentos. Para além da Igreja de Santa Maria, Mãe de Deus, um belo exemplar de arquitetura religiosa moderna, este complexo é também composto por casa mortuária, salas para catequese, salas de convívio e bar, entre outros.

 

Situada no largo principal do lugar de Gouxaria, freguesia de Alcanena, a Capela de Nossa Senhora da Penha de França terá sido construída em 1969. De características modernas, com traços semelhantes à Igreja Matriz de S. Pedro (Alcanena), apresenta na fachada um alpendre e um portão em ferro. Do espólio desta capela destaca-se uma imagem em madeira de Nossa Senhora da Penha de França (século XVII / XVIII) e uma imagem em pedra de Santo António. Esta capela veio substituir uma antiga capela quinhentista que existiu no mesmo local, semelhante à capela de São Lourenço, na povoação de Peral, e da qual apenas restam as imagens a outros objetos.

 

Erguida em 1663 no lugar do Peral (Alcanena), a Capela de São Lourenço é uma pequena e modesta capela alpendrada que, segunda a lenda, terá albergado o poeta Luís Vaz de Camões. O padroeiro desta capela é São Lourenço, que está representado no altar ao lado das imagens de Cristo e Nossa Senhora de Fátima.


 

0
0
0
s2sdefault