José Serra da Motta
(1883 – 1943)
 
Trovoada
óleo s/ tela, 62 x 77 cm

José Sebastião Serra da Motta nasceu em Abrantes, em 10 de Dezembro de 1883.
Manifestou desde muito cedo a sua vocação de artista plástico.
Pelos nove anos inspirou-se para desenhar nos azulejos de sua casa.
Aos dezoito anos começou a pintar a óleo.

A paisagem e a figura humana são o tema predominante da sua pintura.
Depois de reprovar no 1º ano de Direito, começou a frequentar a Escola de Belas Artes mas desistiu desta, talvez por influência paterna.

Voltou novamente para a Faculdade de Direito mas nunca abandonando o desenho.
Concluído o curso em 1908, estabelece-se em Abrantes como notário.
Em 1910 organiza uma exposição de trabalhos seus e das suas alunas pois tinha, entretanto, criado um centro de desenho na antiga Sociedade dos Artistas de Abrantes. Expôs ainda em Abrantes em 1914 e 1926.

Autodidata, procura o conselho de artistas consagrados que lhe reconheciam o valor (saliente-se Mestre António Saúde de quem foi aluno e grande amigo), sem nunca perder o seu traço pessoal.
A partir de 1915, começa a expor no Salão da Primavera da Sociedade de Belas Artes onde foi premiado. Em 1930 expos na Covilhã.

Pintou na Beira Baixa muitos dos seus quadros e também no Algarve.
Por duas vezes expôs no Salão Silva Porto (a última um ano antes de falecer).
Merece da crítica de Aurora Jardim estas observações “Este artista já nosso conhecido, agora na posse de maior plenitude técnica, na afirmação de muito estudo, afincado trabalho, consciente e vitoriosa subida”.

Está representado em museus de Arte Contemporânea, Casa dos Patudos (Alpiarça), Lagos, Guimarães, Figueira da Foz e Guarda, para além de numerosas coleções particulares.
Faleceu a 29 de junho de 1943, quando tanto havia ainda a esperar da sua arte.

(Abrantes. Comissão Municipal de Turismo de Abrantes- Homenagem a José Serra da Motta- Abrantes: Comissão Municipal de Turismo de Abrantes, 1973)

In catálogo da Exposição - 100 ANOS DE ARTES PLÁSTICAS EM ABRANTES, 10 SETEMBRO A 21 OUTUBRO 2016, Município de Abrantes.

 

 

0
0
0
s2sdefault