Tábuas do Mestre do Sardoal

Vicente Gil e Manuel Vicente deixaram no Sardoal uma das mais importantes heranças culturais e artísticas do concelho: as Tábuas do Mestre do Sardoal.

Ornamentavam o primitivo retábulo da Igreja Matriz, datadas do início do século XVI. Sete pinturas a óleo sobre madeira de carvalho, que representam o busto de Cristo, S. Pedro, S. Paulo, a Virgem da Anunciação, o Arcanjo S. Gabriel, S. João Baptista e S. Mateus.

A importância da oficina do Mestre do Sardoal para a História da Arte Portuguesa centra-se na transição do estilo gótico para o renascentista, designados por "Primitivos Portugueses". A técnica latera-se, os volumes e o movimento das vestes começam a ser visíveis, tal como a profundidade, o "sfumato" na paisagem, o tratamento dos rostos, apesar de algumas incorreções anatómicas, normais para a época, mas ao mesmo tempo com uma paleta de cores fortes.

 

Fonte: CÂMARA MUNICIPAL DE SARDOAL – Património religioso: Mestre Sardoal [em linha]. Sardoal: C.M. Sardoal [Consult. 29 jul. 2019]. Disponível em WWW: http://turismo.cm-sardoal.pt/index.php/pt/patrimonio-religioso/mestre-sardoal

0
0
0
s2sdefault