Nasceu em Idanha-a-Nova a 16 de Maio de 1948. Aí concluiu a Escola Primária e inicia a sua vida como trabalhador rural e esperou por idade para ser aprendiz de carpinteiro. Entretanto, entrou no Seminário de Gavião (1961) tendo frequentado depois os de Alcains, Portalegre e Valadares. Concluiu o Curso Superior de Teologia em 1973 e, no mesmo ano o Bacharelato de Filosofia no Porto. Nas férias trabalhou numa fábrica de concentrado de tomate (3 anos) e em fábricas na Alemanha Federal (4 anos).

Em Outubro de 1973 toma posse como professor de Religião e Moral no antigo Liceu Nacional de Abrantes. Passa no ano seguinte a lecionar Filosofia nesta escola e no Colégio de Nossa Senhora de Fátima. Foi presidente do conselho diretivo do antigo Liceu onde orientou estágios e ocupou vários cargos, foi diretor do Colégio Andrade Corvo, da Escola do Magistério e do conselho científico da Escola Superior de Educação de Torres Novas. Pertenceu aos corpos diretivos da Associação dos Professores de Filosofia.

É coautor de manuais escolares e de uma proposta de programa de Filosofia para o Ensino Secundário e tem colaborações várias em revistas e colóquios no domínio da Filosofia e do ensino.

Tem estado presente e participado na vida cultural da cidade de Abrantes (jornais, colóquios, conferências, encontros, comité de ética do Hospital, clube de filosofia, …).

Por acreditar que a defesa do ensino da Filosofia era feita ao nível do Ensino Secundário recusou convites para lecionar na Universidade do Porto, de Évora e de Coimbra onde em 1987 concluiu o Mestrado em Filosofia Contemporânea.

Bibliografia:

PISSARRA, Mário - Espelho meu: poemas. Lisboa: M. Pissarra, 1969

REIS, Alfredo; PISSARRA, Mário - Rumos da Filosofia: antologia de textos de apoio: introdução à filosofia: 11º ano. Lisboa: Rumo, 1994

REIS, Alfredo; PISSARRA, Mário - Rumos da filosofia: introdução à filosofia: 10º ano. Lisboa: Rumo, 1994

REIS, Alfredo; PISSARRA, Mário - Viagens na filosofia: filosofia: 10º ano. Porto: Porto Editora, 2004. ISBN 972-0-41003-5

 

In  Exposição - 100 anos de autores abrantinos

0
0
0
s2sdefault