A Biblioteca Municipal de Alcanena resulta da adaptação de um antigo celeiro/palheiro da Casa Agrícola, integrado num conjunto de barracões pertencentes ao Sr. Joaquim Carlos Reis e Silva construídos do ano de 1903, de acordo com a inscrição que ainda hoje se pode ler na fachada do actual edifício. A intervenção arquitectónica consistiu em ligar os dois corpos do celeiro com uma galeria superior, onde outrora existira um pátio interior.


Inaugurada no dia 28 de setembro de 2002, dispõe dos seguintes serviços:
- OPAC: Online Public Acess Catalog
O catálogo do fundo documental da Biblioteca está disponível através da internet e num posto de consulta junto da Receção para consulta e reserva de obras.
- Empréstimo domiciliário
O empréstimo domiciliário requer a inscrição e cartão de utilizador da Biblioteca, que implica o preenchimento de uma ficha de dados pessoais e é gratuito, podendo requisitar-se até 5 documentos por um período de 15 dias, o qual pode ser renovado de forma presencial, por correio eletrónico ou telefonicamente, por outro período de mais 15 dias.
- Empréstimo presencial
Todos documentos estão disponíveis para consulta presencial, salvo situações excecionais, mesmo aqueles que não estão em estantes de livre acesso nas Salas Gente Jovem e de Leitura, bastando requerê-las junto dos funcionários.
- Hemeroteca – consulta presencial e empréstimo de publicações periódicas
As publicações periódicas estão disponíveis para consulta presencial na estante própria do átrio (revistas) e nos expositores junto ao Bar (jornais nacionais e regionais).
- Espaço Internet e Multimédia Infantil e Publico em Geral
A Biblioteca dispõe dois espaços com computadores ligados à internet, um na Sala Gente Jovem, outro na Sala de Leitura, que podem ser requisitados pelos utilizadores de forma gratuita.


Está disponível ainda uma rede de internet de acesso livre através do sistema wi fi.
As impressões são pagas pelos utilizadores conforme Tabela de Taxas e Licenças do Município de Alcanena aprovada em Assembleia Municipal.


- Biblioteca/Ludoteca itinerante
A carrinha com Biblioteca/Ludoteca Itinerante faz um trabalho de promoção do livro e da leitura junto das Escolas e Jardins de Infância do Concelho que não possuem Biblioteca Escolar. Está dotada de um fundo documental destinado ao público infantil.


Atividades:

- Publico Infantil
Conforme o plano de atividades são disponibilizadas e divulgadas nos sítios e meios próprios as atividades destinadas ao público infantil, onde se incluem atividades destinadas às Escolas e Jardins de Infância do Concelho e sessões organizadas durante o período de férias escolares.
- Público em geral
Conforme o plano de atividades são disponibilizadas e divulgadas nos sítios e meios próprios as atividades destinadas ao público em geral, onde se incluem as mais variadas propostas, desde encontros com escritores, lançamentos e apresentações de livros, exposições temáticas, bibliográficas e informativas, oficinas e workshops, palestras e ações de formação.

0
0
0
s2sdefault