Ins­ta­lado desde 1 de Junho de 1921 no corpo da Igreja de St.ª Maria, no  Cas­telo de Abrantes, na al­tura ainda Quartel de Ar­ti­lharia Nº 8, foi o sexto museu a ser criado no país e tinha a abran­gente res­pon­sa­bi­li­dade da ca­te­goria de Museu Re­gi­onal. Passou a ser Museu Mu­ni­cipal, em 1994. No início da sua fun­dação, pos­suía, além do atual acervo de arte sacra, ar­que­o­logia, arte e et­no­grafia, os mais im­por­tantes e an­tigos do­cu­mentos sobre Abrantes, que vi­riam a dar origem ao atual Ar­quivo His­tó­rico Mu­ni­cipal.

Foi alvo de re­mo­de­la­ções em 2004, tendo pa­tente ao pú­blico desde a sua re­a­ber­tura, uma pe­quena ex­po­sição de arte sacra, onde se podem ob­servar peças es­cul­pidas em már­more ou cal­cário brando, en­ta­lhadas em ma­deira ou mol­dadas em ter­ra­cota, que vão desde a época ro­mana até ao sé­culo XVIII.

Para além do im­por­tante acervo apre­sen­tado ao pú­blico, o Museu be­ne­ficia do facto de estar ins­ta­lado na Igreja de Stª Maria do Cas­telo, Pan­teão da Fa­mília Al­meida, com toda a ri­queza ar­qui­te­tó­nica re­co­nhe­cida ao mo­nu­mento. 

Possui re­servas e áreas de tra­balho vi­si­tá­veis por mar­cação.

O Museu apre­senta anu­al­mente duas ex­po­si­ções tem­po­rá­rias, uma apre­sen­tada ao pú­blico em Junho e outra em De­zembro. Desde 2009, a ex­po­sição inau­gu­rada em Junho, sempre perto das co­me­mo­ra­ções do dia da ci­dade – 14 de Junho – pre­tende ser uma an­te­visão do que será o fu­turo MIAA (Museu Ibé­rico de Ar­que­o­logia e Arte de Abrantes), pelo que traz a pú­blico, o es­pólio das co­le­ções do Museu D. Lopo de Al­meida mas também dos ou­tros acervos que cons­ti­tuirão o MIAA, como é o caso da Co­leção Es­trada e da co­leção doada pela Pin­tora Maria Lu­cília Moita.

Ho­rário de fun­ci­o­na­mento

Ho­rário de verão: de 3ª feira a do­mingo das 10:00-12:30 e 14:00-18:30 Ho­rário de in­verno: de 3ª feira a do­mingo das 09:00-13:00 e 14:00-17:00 En­cerra às se­gundas e nos fe­ri­ados de dia 1 de Ja­neiro, 1º de Maio, dia de Natal. 

Mo­rada: Cas­telo de Abrantes

Con­tactos Museu D. Lopo de Al­meida 

Câ­mara Mu­ni­cipal de Abrantes

Praça Rai­mundo So­ares 2200 – 366 Abrantes 

T. 241 371 724

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

http://​miaa.​cm-abrantes.​pt/​

 

In http://cm-abrantes.pt

 

0
0
0
s2sdefault