HENRIQUE DE MIRANDA VASCONCELOS MARTINS DE CARVALHO

PROFESSOR, DIPLOMATA E MINISTRO DE SALAZAR

Nasceu em Abrantes a 10 de janeiro de 1919 e morreu em 1994.

Licenciou-se em Direito e Ciências Político-Económicas. De perfil político-ideológico católico monárquico, foi professor universitário e diplomata, iniciando a carreira profissional em 1963 como professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina. No Ministério dos Negócios Estrangeiros foi chefe dos Serviços de Cifra, dos Serviços do Pacto do Atlântico e dos Serviços dos Negócios Políticos Ultramarinos.

Da sua vasta carreira diplomática, destaca-se a de membro da comissão encarregada de defender os interesses de Portugal no diferendo com a União Indiana, no Tribunal Internacional de Haia (1957).

Foi membro da Comissão Orientadora do Centro Português de Estudos Europeus e do Conselho Diretivo do Centro de Estudos Políticos e Sociais da Junta de Investigação do Ultramar.

De 1958 a 1962 foi Ministro da Saúde e Assistência. Foi Procurador à Câmara Corporativa por nomeação do Conselho Corporativo. Desempenhou carreira parlamentar em diversas legislaturas.

Bibliografia:

CARVALHO, Henrique Martins de - A Casa de Bragança e a formação da Unidade Multicontinental do País. Lisboa: Fundação da Casa de Bragança, 1960

CARVALHO, Henrique Martins de - Política externa portuguesa. Lisboa: Junta de Investigação do Ultramar, 1964

CARVALHO, Henrique Martins de - Portugal e o pacto do Atlântico. Lisboa: [s.n.], 1953

CARVALHO, Henrique Martins de - Problemas sócio-culturais contemporâneos da família em Portugal [Texto policopiado]. Linda-A-Velha: Maria do Carmo Carvalho, 1997

CARVALHO, Henrique Martins de - Os ventos da história: estudos de política internacional. Amadora: Bertrand, [s.d.]. 2 vols.

  

In  Exposição - 100 anos de autores abrantinos

0
0
0
s2sdefault