Não existem artigos nesta categoria mas podem existir artigos em subcategorias caso estejam listadas.

Destaques

Henrique Martins de Carvalho

Política

HENRIQUE DE MIRANDA VASCONCELOS MARTINS DE CARVALHO PROFESSOR, DIPLOMATA E MINISTRO DE SALAZAR Nasceu em Abrantes a 10 de janeiro de 1919 e morreu em 1994.

Joaquim Candeias da Silva

História

Nasceu na freguesia de Orca, concelho do Fundão, em 1946. É licenciado em História pela Universidade de Coimbra, mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutor em Letras (História) pela mesma Universidade

Artur Elias da Costa

Assuntos militares

Nasceu na Covilhã em 1894 e faleceu em 1956. Foi Capitão de Artilharia do GACA 2 (Grupo de Artilharia Contra Aeronaves) e professor de Matemática em Abrantes.

Museu Metalúrgica Duarte Ferreira

Organizações. Associações. Fundações. Museus

Este é um museu que re­sulta do querer de uma po­pu­lação e da par­ceria entre a Câ­mara Mu­ni­cipal de Abrantes, a Junta de Fre­guesia de Tra­magal e o Grupo Di­o­rama (de­tentor do edi­fício do an­tigo Es­cri­tório Prin­cipal da fá­brica onde está im­plan­tado o museu e também de grande parte do seu es­pólio). O Museu Me­ta­lúr­gica Du­arte Fer­reira é inau(...)

Oratório de Arte Namban

Artesanato. Artes decorativas. Trabalhos manuais

Em 1670, D O Oratório de Nossa Senhora da Esperança, com Nossa Senhora e o menino ao colo, de madeira lacada de negro (uruxi), com decoração a ouro, parta e o colorido (maqui-e)

Sardoal: origens do nome

Estudos regionais. Estudo de uma localidade

A ideia de que o nome “SARDOAL” resulta da abundância de sardões (lagartos) na zona, cimentada com a figuração de um desses répteis no brasão do Concelho, o que já acontecia no selo antigo que tem inscrita a data de 1500, pode resultar de uma confusão com o significado medieval da palavra “Sardão”, que entre outros podia ser o de azinheira ou carrasqueiro, existindo diversas local(...)