Os espaços verdes públicos, em especial os parques e jardins inseridos nas grandes cidades, são cada vez mais assumidos como elementos essenciais à qualidade de vida, por sustentarem e organizarem a malha urbana. Promotores de uma rede distribuidora de continuidade ecológica, são essenciais para  a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental de qualquer cidade.

O Parque Verde do Bonito, situado na região norte da cidade do Entroncamento, na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, assume esse papel. Destinado ao lazer, atividades lúdicas e desportivas, o Parque é constituído por uma albufeira artificial com uma pequena barragem, alimentada pela Ribeira de Santa Catarina, e uma extensa área florestal e verdejante envolvente.

Em 2012, foi iniciada a requalificação do parque, com a limpeza da albufeira e melhoramento da área envolvente, tendo sido concluída a primeira fase do projeto. Após a sua requalificação (1ª fase) em maio 2013, tornou-se por excelência o ex-líbris do recreio e do lazer do Concelho.

 

Na segunda fase do projeto foram concluídos outros espaços, como: Parque de Merendas, Parque de Minigolfe, Parque dos Jogos Tradicionais, Jardim dos Fenómenos, Parque Infantil, Circuito de Manutenção, Parque Permanente e Restaurante. O Parque Verde do Bonito tem disponíveis duas praças, duas pracetas, anfiteatro, fonte, observatório, pesqueiros, instalações sanitárias, e estacionamento. Dentro do espaço está ainda o Parque Permanente dos Scouts e nas proximidades encontram-se as piscinas municipais e o parque desportivo do concelho.

A circulação a pé ou de bicicleta, ao longo de todo o parque e em particular junto à albufeira, torna o Parque num local ideal para piqueniques, passeios pedestres e de bicicleta, pesca desportiva, entre outras atividades recreativas que favorecem a convivência em contacto direto com a natureza envolvente.

Esta extensa zona florestal, com uma área de 20 hectares, inserida na cidade do Entroncamento, é representativa de vários ecossistemas e reúne condições de abrigo permanente ou temporário para muitas espécies animais.

Como chegar:

O Parque é servido pelo TURE (Transportes Urbanos do Entroncamento) que dispões de uma paragem (paragem nº 17 da Linha Vermelha) a poucos metros do parque, nas piscinas municipais.

Se se deslocar em viatura própria existe um parque de estacionamento gratuito, o acesso ao estacionamento é feito através da Avenida das Forças Armadas.

Coordenadas GPS

Lat. 39º28´56.19"N Long. 8º28´0.59"

Horário de funcionamento

Todos os dias das 07h00m às 22h00m. Os visitantes são avisados 15 minutos antes do encerramento do parque, por meio de sinal sonoro.

 

in: RIBEIRO, João Miguel. Parque Verde do Bonito: guia de campo. Câmara Municipal do Entroncamento, 2015. 

0
0
0
s2sdefault