Indique a sua sugestão à nossa equipa!

  • A Wiki Médio Tejo é um projeto desenvolvido e gerido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), através da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo (RBPMMT):
  • A Wiki Médio Tejo é uma plataforma de acesso e participação livre e gratuito; 
  • Todas as pessoas podem submeter propostas de publicação de artigos, após registo prévio;
  • Os artigos propostos estão sujeitos ao respeito pela legislação em vigor, nomeadamente no que concerne aos Direitos de Autor e Direitos Conexos;
  • A CIMT, através da RBPMMT, não publicará qualquer artigo que desrespeite o ponto anterior e fará a remoção dos que tenham sido publicados sem essa consciência, desde que se prove o incumprimento ou se sobre o mesmo se levante dúvida razoável;
  • A CIMT, através da RBPMMT, reserva-se ao direito de proceder à revisão editorial dos artigos submetidos para publicação solicitando, caso necessário, parecer de especialistas nas áreas técnicas e científicas das matérias em análise;
  • A CIMT, através da RBPMMT, reserva-se ao direito de não publicar os artigos que se verifique que não cumprem os requisitos qualitativos mínimos, nomeadamente face a critérios de fundamentação e atualidade científica, adequação etária, correção linguística e qualidade estilística, nunca entrando em linha de conta com critérios de natureza moral, ideológicos ou outros que possam ser entendidos como de natureza censória.

 

Conceção geral e coordenação

Os conteúdos disponibilizados são propostos pelos cidadãos e revistos pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Desenvolvimento web e execução técnica

O site foi desenvolvido pela Argumento Cruzado sob supervisão da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Rede de Bibliotecas do Médio Tejo.

Resolução e visualização

As páginas deste site foram criadas com base num “responsive web design” e otimizadas por forma a permitir uma visualização com diversas resoluções em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e fixos (PCs e portáteis), vários sistemas operativos (Windows e Macintosh), existindo suporte "gracioso" para browsers mais antigos (inclusivé IE8 e superiores).

A maioria dos documentos pode ser visualizada através da utilização do “plug-in” Acrobat Reader.

Créditos das fotografias

As imagens apresentadas são propriedade da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e dos seus municípios associados, excepto as imagens em que estejam identificados os respetivos autores.

Edição e Manutenção

A manutenção geral do site é assegurada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que agradece a comunicação de qualquer anomalia detetada durante a utilização do mesmo para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Contribua para a Wiki Médio Tejo.

O que é a Wiki Médio Tejo?

Trata-se de uma enciclopédia digital temática, ou do tipo dicionário, e não de um arquivo ou biblioteca de documentos. Nela se podem publicar artigos sobre todos os temas que de alguma forma se relacionem com a região do Médio Tejo ou qualquer dos seus municípios.

Quem pode ser autor?

Todas as pessoas podem propor a publicação de artigos. Estes serão validados, eventualmente após revisão editorial, pela biblioteca do concelho a que se referem.

Como está organizada?

Utilizámos a CDU (Classificação Decimal Universal) para criar um vocabulário estruturado, pois garante:

  • um instrumento sistemático e, portanto, com a garantia de que – de forma mais genérica ou mais específica – nenhuma área temática é omitida;
  • um mapeamento sistemático das áreas de atividade e de conhecimento relativas a cada concelho e à região;
  • um índice hierárquico de organização da enciclopédia com uma capacidade evolutiva ilimitada…
  • um vocabulário estruturado para indexar todos os artigos, eventualmente complementado por outros vocabulários controlados;
  • a mesma estrutura utilizada para organizar o livre-acesso nas bibliotecas públicas e escolares, dando pois continuidade pedagógica a algo que a maioria dos utilizadores já deve conhecer.

Além da CDU criámos um índice de municípios, acrescido da região para os artigos tratados a esse nível.