A caminhada na natureza está na moda, tem tido cada vez maior procura e é uma prática desportiva muito benéfica para a saúde. Eis as rotas homologadas do concelho de Torres Novas:
PR1 – Rota do Almonda
É uma pequena rota pedestre (23 km) ao longo do rio que define o concelho de Torres Novas: o Almonda. Faz a ligação entre duas áreas naturais de grande beleza e biodiversidade: o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Entre as formas cársicas do Maciço Calcário Estremenho e as terras planas da Bacia do Tejo, a Rota do Almonda está dividida em três troços, que correspondem às etapas do curso do rio à superfície: as colinas, a cidade e a várzea. Desde a sua nascente até às várzeas alagadas, parta à descoberta do Almonda, um rio com muito para desvendar.
Distância: 23 km
Duração: 6h30
Tipo de percurso: linear
Consulte mais informação Aqui
PR2 - Vales da Serra de Aire
É uma pequena rota pedestre circular (13 km) que permite alcançar o topo da Serra de Aire. A subida e descida desta vertente da serra efetua-se por vales com vegetação densa e trilhos encaixados. Chegando ao topo, com condições favoráveis de visibilidade, percebe-se que estamos numa zona de charneira da paisagem do país, associada à cadeia montanhosa Montejunto – Estrela.
Distância: 13 km
Duração: 3h30
Tipo de percurso: circular
Consulte mais informação Aqui
PR3 - Moinhos da Pena
É uma pequena rota pedestre circular (9 km) na área envolvente do importante conjunto de moinhos instalados no alto da escarpa do Arrife. Ali perto, é também possível observar a exsurgência que origina a Ribeira do Alvorão e a própria escarpa do Arrife.
Distância: 9 km
Duração: 3h30
Tipo de percurso: circular
Consulte mais informação Aqui
PR4 – Rota de Olaia e Paço
Saia da Casa do Povo da Lamarosa, deixando-a à sua esquerda. Depois de sair da aldeia, entramos no campo que se caracteriza por caminhos de terra batida, entre em olivais tradicionais misturados com muitas figueiras. Começam a aparecer em algumas zonas grandes áreas de vinha e olival. Temos também as hortas familiares nas imediações das povoações que cruzamos: Barroca, Árgea, Chícharo, Valhelhas, Vargos, Vila do Paço, Soudos, Pé de Cão e Lamarosa. Estão ainda assinalados os santuários que se encontram, na sua maioria, na linha do próprio percurso, mas há outros em que será necessário fazer uma derivação, devidamente assinalada, como são os casos da Capela de Pousos e da Igreja do Paço. Existe ainda uma variante que encurta o percurso sensivelmente para metade. Durante o percurso passa-se por dentro de todas estas povoações onde naturalmente se podem recarregar energias nos variados estabelecimentos existentes (cafés ou tascas).
Distância: 27km
Duração: 6h20
Tipo de percurso: circular
Consulte mais informação Aqui
O PR5 - Rota de Fungalvaz
É uma pequena rota pedestre circular (9 km) no extremo norte do concelho de Torres Novas e zona limítrofe oriental do Maciço Calcário Estremenho. O percurso abrange a área urbana da aldeia de Fungalvaz e acompanha o troço mais a montante da Ribeira da Beselga, uma linha de água temporária, cujo vale encaixado nas camadas de calcário se associa à forma de anfiteatro natural normalmente designada por Fórnea de Fungalvaz.
Distância: 9 km
Duração: 3h
Tipo de percurso: circular
Consulte mais informação Aqui