metalurgica df

Isilda Jana - Professora de História Membro do CEHLA.

Abriu as suas portas a 1 de maio de 2017, em Tramagal. É o primeiro núcleo do Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira. Localiza-se no edifício do antigo escritório principal da metalúrgica cedido à freguesia de Tramagal, pelo Grupo Diorama com o fim de ali ser instalado um museu que preserve e perpetue o espólio, a obra e a memória da MDF. Neste sentido, a Câmara Municipal de Abrantes uniu esforços com a Junta de Freguesia de Tramagal para concretizar este sonho antigo.

O edifício foi recuperado para o efeito e no rés do chão foi instalado um primeiro núcleo do museu. Mas o projeto é para continuar, pois muito património industrial ligado à MDF existe ainda por inventariar, preservar e divulgar, não apenas património material, mas também muito património imaterial guardado em muitas memórias daqueles que estiveram ligados à fábrica e foram muitos.

No museu entra-se pela porta principal do antigo escritório, um edifício cheio de história. Foi inaugurado nos anos 20 e conserva ainda todos os traços desse tempo. Da receção entra-se na primeira sala e somos recebidos por enormes relógios de ponto da antiga fábrica e uma frase “O tempo começa aqui...”.

E efetivamente iniciamos aqui uma viagem no tempo desse complexo industrial que iniciou a sua história ainda no séc. XIX, atravessou grande parte do séc. XX e marcou de forma decisiva a história da indústria no concelho e no país.

metalurgica df1

No interior do museu o preto é a cor dominante. O som de fundo é o ruído de uma fábrica em funcionamento e o percurso expositivo é o seguinte:

- As origens onde se aborda a vida do fundador Eduardo Duarte Ferreira. 0 seu antigo escritório, com a sua secretária e alguns objetos pessoais pode ser visto um pouco mais à frente no percurso.

- Oportunidades das máquinas agrícolas aos tachos (loiça esmaltada). Podemos também ver neste espaço alguns dos diplomas ganhos pela empresa em diversos certames nacionais e internacionais.

- Organização aqui são expostas muitas fotografias da antiga fábrica e objetos diversos (máquinas agrícolas, Loiças, placas alusivas, lanternas, artigos de laboratório, fichas de movimento dos armazéns, desenhos técnicos ... e muitos outros). Ao fundo a famosa borboleta, imagem de marca dos artigos aqui fabricados. Era símbolo de qualidade;’ fácil de fundir e representava o campo” de que Eduardo Duarte Ferreira tanto gostava. Esta imagem usada desde os primeiros anos da fundição foi patenteada em 1917.

metalurgica df2

Aqui podemos ver também a história da Ligação à Berliet que em 1964 inaugurou em Tramagal a linha de montagem do famoso camião Berliet tão ligado à Guerra Colonial.

- O lagar de azeite uma maquete animada que fazia sucesso em todos os certames em que era exposta. Esta é uma referência à importância que o fabrico de lagares de azeite teve em determinada época na empresa, Lagares esses que se espalharam um pouco por todo o território nacional.

- A cronologia da fábrica uma apresentação virtual em que o visitante pode pesquisar livremente aspetos da organização, da ação social da empresa, preocupações com a educação, com

a cultura, com o desporto, com a saúde e outros aspetos relevantes que marcaram fortemente a vida e o crescimento do Tramagal.

- O que correu mal? Fotografias em grande escala e artigos de jornal mostram-nos as dificuldades no pós 25 de Abril.

- O que ficou? Transporta-nos para o presente, o que restou desses tempos áureos da antiga MDF e as marcas fortes que ficaram no Tramagal de hoje. No percurso expositivo entramos no interior do antigo cofre onde, enquadrados por uma grande foto dos trabalhadores da fábrica, podemos assistir a um filme em que passam vários testemunhos sobre a Metalúrgica Duarte Ferreira e o seu fundador.

Museu bem feito. Pelos objetos que se expõem, mas sobretudo pela história que se conta, pelo recuperar e valorizar a memória e o legado de uma empresa que contribuiu decisivamente para o fazer de uma povoação.

A merecer, sem dúvida, uma visita.

metalurgica df3metalurgica df4

Ficha técnica.

Metalúrgica Duarte Ferreira/Museu. Tramagal

Criado em 2017

Tutela Câmara Municipal de Abrantes

Rua Comendador Eduardo Duarte Ferreira, n°116, Tramagal Contactes- Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., 968504601

Horário de 4a feira a domingo das 14.30 as 19.00 horas Visitas orientadas e serviços educativos nas manhãs de 4a a 6a feira, sob marcação prévia.

IN: JANA, Isilda – Metalúrgica Duarte Ferreira - Museu. Tramagal. Zahara. Abrantes: Centro de Estudos de História Local. ISSN 1645-6149. Ano 15. Nº 30 (2017), p. 94-97