Carlos Vieira Dias - Comerciante, membro do CEHLA.
O atual Largo Motta Ferraz, em Abrantes, assim designado desde 9 de setembro de 1926, era anteriormente conhecido como Largo da Misericórdia.
Na fotografia (Arquivo Histórico Municipal Eduardo Campos) desta página pode ver-se a “Casa dos Castros”, palacete demolido em 1941, onde viria a ser construído o edifício onde atualmente estão instalados os CTT.
O Largo Motta Ferraz recebe a Rua Henrique de Miranda Martins de Carvalho (antiga Rua de S. João). Nele confluem ainda a Rua Maestro Henrique Santos Silva (antiga Carreira dos Cavalos), a Rua Nuno Alvares Pereira (algumas vezes também designada Rua da Barca), a Rua Dr. José Joaquim de Oliveira (antiga Rua da Feira) e a Rua Santa Isabel (antiga Rua da Cega).
Igreja de S. João (início do século XX), podendo ver-se a antiga escada de acesso ao adro de S. João, que já foi cemitério.
Igreja da Misericórdia (Postal dos anos 30.
Igreja de S. João. Fotografia idêntica à da página anterior.
Postal dos anos 40, onde é visível a nova escadaria da igreja e a antiga casa (posteriormente demolida) frente aos correios.
Postal com novo enquadramento do Largo Motta Ferraz, sendo já visível a rua elevada na Praça da República.
Tomada de vistas dos mesmos motivos das anteriores, ainda que com outro enquadramento. De realçar a varanda da casa que já destacámos.
Vista do Jardim da República a partir do Largo Motta Ferraz, sendo visível o novo arranjo do passeio, já com muro.
Fotografia da Rua Santa Isabel, vendo-se ao fundo o portal da Igreja da Misericórdia.
Vista do Largo Motta Ferraz a partir do Jardim da República, perto do bebedouro.
Repetição, mais atual, do enquadramento a partir da rua elevada na Praça da República.
Postal recente, com uma nova tomada de vistas do Largo Motta Ferraz.
IN: DIAS, Carlos Vieira – Largo Motta Ferraz. Zahara. Abrantes: Centro de Estudos de História Local. ISSN 1645-6149. Ano 3. Nº 6 (2005), p. 77-84