
Um dos episódios heroicos da história de Torres Novas, ocorreu em 1373, durante a invasão castelhana, o alcaide-mor do reino, Gil Paes, assegurou a segurança do castelo dos invasores. Um dos seus filhos, porém, foi feito prisioneiro durante a tomada da vila. Os castelhanos exigiram a entrega do castelo em troca do filho do alcaide. Confrontado com o dilema, Gil Paes acabou por decidir manter a defesa do castelo. O seu filho acabaria enforcado à sua frente.
No livro, Torrejanos Ilustres, Autor Gonçalves conta o episódio da seguinte forma:"Haviam cativado no arrabalde da vila um moço filho do Alcaide-mor e mui contentes de o terem preso, levaram-no manietado perto do muro do castelo, donde chamando pelo alcaide-mor lhe disseram: - que entregasse logo aquela fortaleza a el rei D. Henrique, senão ali mesmo lhe enforcariam o filho, e a ele a ao castelo poriam fogo. Respondeu Gil Paes, constante e fiel à sua pátria: - que do seu filho bem via ele e lhe pesava muito, que podiam dispôr como quem o tinha na sua mão preso, porém ele daquela praça não podia fazer outra coisa, salva sua honra sendo defendê-la por el-rei seu senhor, a quem havia feito homenagem de a sustentar. Ouvida a resposta, enforcaram o pobre moço como bárbaros e, desesperados de haverem em seu poder a vila, continuaram a jornada para Lisboa, falando com variedade na constância do alcaide-mor."
Episódio épico e verídico da História de Torres Novas que pela nobreza e lealdade á pátria se permite sofrer a perda de um filho para não perder a honra de menagem que lhe fora concedida pelo monarca, Dom Fernando, contrasta, neste período, com o de outros que mais facilmente entregavam praças ao inimigo sem que para isso tivessem que se esforçar.
Gil Paes é uma das figuras históricas mais representativas dos nobres valores da cavalaria medieval e de lealdade ao rei.
Em memória deste feito heroico, existe em Torres Novas um painel de azulejos onde é representado o cerco ao castelo, da autoria de Jorge Colaço.
Torrejanos ilustres: em letras, ciências, armas, religião, Artur Gonçalves, Torres Novas : Câmara Municipal de Torres Novas, 1993
Download do Ebook: https://biblioteca-catalogo.cm-torresnovas.pt/cgi-bin/koha/opac-retrieve-file.pl?id=7b3faa1d2764e9eb4c75fe0accdd4798