Foral de Torres Novas
D. Sancho I, outubro de 1190

Tal como acontece na grande maioria dos casos, o documento original do Foral atribuído por D. Sancho I a Torres Novas terá sido muito provavelmente destruído.
Na obra Documentos de D. Sancho I, seguramente o estudo mais completo e sistemático dos textos saídos da Chancelaria do Rei Povoador, raramente se faz referência à existência de documentos originais. De fato, os textos compilados e classificados são remetidos para cópias que foram sendo transcritas nos séculos seguintes. Muito provavelmente, o documento original saído da Chancelaria de D. Sancho I e referente à Carta de Foral de Torres Novas, ter-se-á perdido, em consequência dos estragos causados pelo terramoto de 1755 no edifício onde estava instalado o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Só assim se percebe que Manuel da Maia, (Guarda-mor da Torre do Tombo e encarregado da sua reorganização a seguir ao terramoto de 1755), ao proceder à reorganização do espólio salvo, se dê conta do desaparecimento de documentos e esteja o Foral substituído por uma cópia apógrafa do século XIII, que ainda hoje permanece no lugar do documento desaparecido. Faltando o texto original ou, pelo menos, situado que está em paradeiro desconhecido, temos, no entanto, possibilidade de o rever numa cópia transcrita nos Registos de D. Afonso II, que constitui seguramente a transcrição fiel do documento outorgado por Sancho I em outubro de 1190 da E.C., ou seja, como vemos no texto, no ano de 1228 da Era de César.
Assim, optámos por publicar:
- Foral Antigo de Torres Novas, da Chancelaria de Afonso II com a confirmação do monarca, do ano de 1217 da nossa era (1255da era de César), por ser o documento mais antigo existente e referente à Carta de Foral de Torres Novas outorgada por D. Sancho I.
ebook: https://biblioteca-catalogo.cm-torresnovas.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=94753
FONTES E BIBLIOGRAFIA
COMISSÃO DAS COMEMORAÇÕES DO OITAVO CENTENÁRIO DO FORAL DE TORRES NOVAS – Foral de Torres Novas de 1190. Torres Novas: Câmara Municipal de Torres Novas, 1990.