Gutas

 

As Grutas de Lapas são uma rede de galerias artificiais que se encontram sob o casario mais antigo da aldeia com o mesmo nome.
O aglomerado está implantado numa elevação correspondente a um terraço fluvial do rio Almonda, de idade quaternária, composto por uma formação rochosa específica, o tufo calcário. As Grutas das Lapas terão sido descobertas por alturas do Neolítico (10 000 a.C.), mas acredita-se que foram os romanos os primeiros a explorarem-nas para extração de tufo calcário. Dada a facilidade com que era cortado, este material foi amplamente utilizado na construção civil, durante vários séculos, em toda a região. A origem das grutas permanece envolta em mistério. Uma das explicações é que tenham sido uma pedreira subterrânea de tufo, mas não é certa a cronologia associada.

São várias as teorias formuladas, desde uma utilização primitiva como abrigo, associada a cavidades naturais preexistentes, ao refúgio de cristãos primitivos ou à exploração de blocos de tufo na época romana, havendo ainda várias referências aos mouros no imaginário local.

Ao certo, sabemos que a própria aldeia, com a designação de Lapas, já existia em 1212, data do compromisso da sua confraria; que, dos trabalhos arqueológicos efetuados, os vestígios mais antigos datam do século XV e que há fontes que referem as galerias já abandonadas em meados do século XVIII. Este é um dos conjuntos patrimoniais mais singulares do país. Podemos percorrer o interior de um terraço fluvial, conhecer melhor os tufos calcários e perceber um pouco da interação das galerias com a aldeia medieval que foi construída por cima, entre outros aspetos ligados à história e especificidades locais. Existem várias destas “cavernas” subterrâneas ao longo da aldeia de Lapas, que hoje suportam casas e servem de oficinas ou de caves. Uma parte destas Grutas está preservada e protegida, sendo possível uma visitação a cerca de 700 metros quadrados deste monumento natural. O resto está vedado por “paredes”, construídas pela ação humana.

Visite as Grutas de Lapas e deixe-se envolver por este ambiente único e formule a sua própria versão do que aqui terá acontecido.
Para um conhecimento mais detalhado e técnico pode consultar no catálogo da Biblioteca Municipal o livro do geólogo, João Paulo Fernandes, As grutas de Lapas [ensaio sobre lapas e abrigos escavados em tufos calcários dos terraços quaternários do rio Almonda], Torres Novas: Município de Torres Novas, 2018.

 

Câmara Municipal de Torres Novas, 2024:  www.cm-torresnovas.pt