Virgínia

  

Virgínia Dias da Silva, que havia de ficar na história da cena portuguesa com o nome de Atriz Virgínia, nasceu em Torres Novas, na rua da Levada, a 19 de março de 1850.

A sua invejável carreira artística valeu-lhe a admiração e as homenagens do público, de escritores e colegas e do próprio Governo que em junho de 1902 a agraciou com o hábito da Ordem de Sant´Iago, que Virgínia foi a primeira atriz portuguesa a receber.

Estreou-se com dezasseis anos no Teatro do Príncipe Real e revelou tal vocação para o palco que logo se ocupou de papéis importantes, tornando-se notável na representação de ingénua.

Mais tarde, ingressou no Teatro D. Maria II, de onde passou para o da Trindade, do onde foi societária. E continuou a representar com muito brilho, como primeira dama dramática, de novo, no Teatro D. Maria II, até que em 1906 a sua falta de saúde a obrigou a afastar-se de cena.

Voltou ainda a figurar no elenco do Teatro Nacional e passou com o seu marido para o da Trindade, onde ambos formaram uma companhia.

Faleceu em Lisboa a 19 de dezembro de 1922.

 

BICHO, Joaquim Rodrigues, Toponímia da cidade de Torres Novas, Torres Novas, Câmara Municipal de Torres Novas,1993