Arcebispo de Évora 1876/1955

Manuel Mendes da Conceição Santos

Manuel Mendes da Conceição Santos nasceu em Pé de cão, a 13 de dezembro de 1876. Estudou no Seminário Patriarcal de Santarém e completou a sua formação em Roma, na Universidade de Santo Apolinário, onde se doutorou em Sagrada Teologia, em 1898. Oedenado presbítero em 1899, celebrou a sua primeira missa na Igreja do Salvador.

Professor do Seminário de Santarém é chamado em 1905 a assumir o cargo de vice-reitor e professor de Teologia do Seminário Maior da Guarda.

Em 1909, é nomeado cónego capitular da Sé da Guarda, assume em 1911 o governo do bispado durante o exílio do bispo da diocese, é eleito bispo de Portalegre em 1915 e nomeado arcebispo de Évora em 1920.

Participa ativamente no Concílio Plenário Português de 1926 e na organização do Centro Católico; funda o convento das Chagas de VilaViçosa e o Seminário Preparatório de S. José; procede ao restauro do seminário maior de Évora.

Paciente, ativo de trato encantaor e de uma bondade semlimites, foi grande na ajuda a doentes, na pregação pastoral, no desenvolvumento da boa imprensa, na promoção de congressos, na reestruturação da arquiodiocese.

Fundou em 1945, o Instituto das Servas da santa Igreja e deixa, ao partir, 32 casas religiosas pertencentes a 23 institutos, quando, ao chegar a Évora, nenhuma congregação existia.

Era sócio da Classe das Letras da Academia de Ciências de Lisboa e foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo e a grã-cruz da Benemerência. 

Morre a 30 de março de 1955, em odor de santidade e dezasseis anos depois a Santa Sé autoriza que se abra processo da sua beatificação.

 

BICHO, Joaquim Rodrigues, Toponímia da Cidade de Torres Novas, Câmara Municipal de Torres Novas, Torres Novas