Nasceu em 1960. É licenciado em História, mestre em Estudos Históricos Europeus e doutor em História, pela Universidade de Évora.
Militar de carreira, desenvolve a sua carreira académica como membro integrado no Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi), Universidade de Évora e no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC-FCSH-UNL).
É colaborador da Comissão Portuguesa de História Militar desde 1998. Tem participado em congressos nacionais e internacionais e publicados diversos trabalhos na área da História e da História da Ciência. Vive em Abrantes.
Bibliografia:
ASSIS, José Luís - Ciência & Técnica na revista militar: 1849-1910. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2005. ISBN 972-8801-84-X
In Exposição - 100 anos de autores abrantinos