agrupamento dmiguel

O grupo de História e Geografia de Portugal do 2.° Ciclo e o grupo de História do 3.° Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida, dando continuidade ao projeto “Recuar no Tempo” iniciado no ano letivo anterior, trouxe à cidade, no dia 14 de Maio de 2009, a vivência de Um Dia Medieval, cumprindo assim os objetivos que se propuseram atingir: “O reencontro da comunidade com a sua história e também o reencontro da comunidade com o seu património”. Do programa constavam as seguintes atividades:

10h 30m - Abertura solene de uma Feira Medieval e de um Acampamento Militar no Castelo, na presença do alcaide e com a leitura do foral, concedido por D. Afonso Henriques.

agrupamento dmiguel1

A feira, além da venda de produtos variados (pão, vegetais frescos, mel, doces conventuais, etc.), incluía uma mostra de artesanato, com alguns artesãos a trabalharem nos seus ofícios e também danças, música e jogos alusivos à época.

12h 30m - Banquete medieval, para os nobres (no interior do Castelo) e para o povo (no exterior), de acordo com os usos e costumes destes grupos sociais.

agrupamento dmiguel2

14h 30m - Reconstituição histórica do que teria sido o cortejo realizado após a tomada do Castelo de Abrantes pelos cristãos. Desfilaram pela cidade os Homens de armas e os Mouros cativos, a cavalaria e infantaria cristãs e representantes do clero e da nobreza. O desfile terminou no Castelo e as atividades encerraram com a simulação de um confronto entre o chefe militar cristão e o chefe militar mouro, terminando, como é óbvio, com a vitória do primeiro.

Este projeto foi coordenado, tal como no ano anterior, pelas professoras Eduarda Mor, Luísa Grosso e Helena Alho, contou com a colaboração da comunidade escolar e teve o apoio da Câmara Municipal de Abrantes, da Escola Prática de Cavalaria, da Polícia de Segurança Pública e da Companhia Livre - Sintra.

A escola não se deve confinar ao espaço geográfico que ocupa, nem apenas limitar-se a ministrar aulas, quase sempre teóricas, entre as quatro paredes de uma sala, mas deve interferir na vida das comunidades onde os alunos estão inseridos e desta interligação sairão todos mais enriquecidos. O grupo de professores que integra o projeto “Recuar no Tempo” tem sabido cumprir a sua missão com exemplar mestria, não se poupando a esforços e ao dispêndio de incontáveis horas de trabalho, para, com dignidade e profissionalismo, dar vida às matérias que integram os seus programas e o que é mais importante, contribuir para o desenvolvimento social e humano dos alunos.

agrupamento dmiguel3

agrupamento dmiguel4

agrupamento dmiguel5

agrupamento dmiguel6

IN: AGRUPAMENTO D. MIGUEL DE ALMEIDA ORGANIZA DIA MEDIEVAL EM ABRANTES. Zahara. Abrantes: Centro de Estudos de História Local. ISSN 1645-6149. Ano 7. Nº 13 (2009), p. 85-87